sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Noticia Premio Nobel chines censurada

http://www.caglecartoons.com/media/cartoons/8/2008/05/23/51271_600.jpg 
A notícia da atribuição do Prémio Nobel da Paz ao dissidente chinês Liu Xiaobo teve dificuldades em chegar à China. Sem surpresas, foi censurada nos principais sites de Internet.
A censura chegou ao Weibo, site de pesquisa semelhante ao Twitter, e ao Sina, serviço de micro blogging do portal com o mesmo nome. A emissão da CNN foi bloqueada quando se transmitia o anúncio. O jornal da noite da televisão do Estado abriu com inundações na ilha chinesa de Hainan, diz a AFP.
Tentativas para enviar mensagens de texto nos telemóveis com os caracteres chineses do nome de Liu Xiaobo falharam, enquanto uma pesquisa com as palavras-chave “Prémio Nobel, paz, Liu Xiaobo” não davam qualquer resultado em motores de busca como o Sina, o Sohu e o Baidu.

1 comentário:

  1. Liu Xia, a mulher do dissidente chinês galardoado com o Nobel da Paz está em prisão domiciliária em Pequim e foi proibida de falar com amigos e com os media.
    Liu Xia visitou o marido na prisão, no sábado, ocasião em que disse a Liu Xiaobo que ganhou o prémio atribuído pela academia sueca.
    Apesar de terem autorizado Liu Xia a encontrar-se com o marido, no sábado, as autoridades chinesas cortaram-lhe as comunicações com o exterior a partir de sexta-feira à noite, originando protestos por parte de organizações de defesa dos direitos humanos.

    ResponderEliminar