segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O dedo de Cattelan

Mais uma vez, Maurizio Cattelan conseguiu o pretendido: estar nas capas das revistas.
A recente escultura de nome L.O.V.E.*, foi erigida em frente à Bolsa de Valores de Milão e terá exibição durante a semana da moda da cidade.
Todos ficam contentes, Cattelan ganha ultra atenção, o público fica orgulhoso de tamanha ousada representação, grande publicidade para a semana da moda, e os corretores... certamente uma boa risada e lá continuaram o negocio como sempre.
No entanto o trabalho é mordaz. O dedo que aponta é o único que resta da mão. Os outros foram cortados. Então que significa? Será que a mão manda os banqueiros para o c*****? Ou diz que quando nós não temos quase nada, o dedo do meio é o que resiste mais? Sim, talvez, mas está feito de mármore e está posto num pedestal.

O facto de ter conseguido de colocar um dedo médio apontado em frente à bolsa de valores e faze-los aceitar isso, é obra de arte pelo seu contexto. Tal como dizem os dirigentes da cidade "Queremos ser confirmados como a capital da arte contemporânea, e temos, não só de mediar, mas também de aceitar o que não gostamos."
bem... mas no fundo, tendo intuito critico, atrai imensos turistas, e não afecta de nada a maneira como os banqueiros e corretores fazem negócio. Pelo contrário, traz mais dinheiro do turismo para a cidade.
E obviamente, Cattelan fez imenso dinheiro com isso!

No fundo, se observarmos bem, o dedo está em frente à bolsa de valores e não aponta para lá, mas antes aponta de lá...!

* O titulo original era suposto ser "Omnia munda mundis" ("Para os puros tudo é puro").

Sem comentários:

Enviar um comentário